segunda-feira, janeiro 10, 2005

 

Bolonha Tem "Muito Mais" a Ver com Questões Económicas do Que Académicas

Numa entrevista ao PúblicOnline, Alberto Amaral, presidente do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, assume algumas considerações sobre o Processo de Bolonha.
Segundo Alberto Amaral, o Processo de Bolonha visa muito mais as questões económicas do que as académicas.

Um exemplo é o conceito de empregabilidade, que substituiu o de emprego. Enquanto o direito ao emprego é entendido como uma responsabilidade do Estado, a empregabilidade é uma responsabilidade individual. Passado a ser responsabilidade do indivíduo a sua formação, para que se mantenha empregado, gastando parte do seu salário na sua formação contínua.

O Processo de Bolonha visa elevar o nível de conhecimento europeu, para tornar a mão-de-obra mais competitiva.

Alberto Amaral não acredita na aplicação homogénea dos créditos ECTS. O crédito como moeda de troca, como o euro do ensino superior, não vai funcionar.

O Processo de Bolonha não é um processo democrático. Aberto Amaral dá como exemplo, uma proposta sobre o sistema de acreditação europeu da comissão e que não foi discutida com ninguém. E relatórios de grupos de trabalho da Comissão para implementar Bolonha que também não são discutidos.

Uma visão pessimista ou realista?

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